Solilóquio das duas da manhã

O tempo está passando. Nunca achei que isto fosse acontecer comigo. Já sou uma mulherzinha. Só que ainda não me dei conta disso.

Olho para minhas mãos quando penso na vida. E ainda não noto alguma diferença.

Mas quando as analiso penso no que elas fizeram. É uma espécie de balanço.

E o que tiveram feito minhas mãos? Digitado matérias loucamente, transcrito entrevistas, feito contas, preenchido cheques, amarrado cadarços, feito carinho em quem merecia e em quem não. Puxado descargas de banheiro e mangas de kimono. Tenho algum talento. Vejo meus dedos longos e ocorre-me que poderia ter sido uma pianista. Desperdicei minhas mãos e minha mente?

Quando os outros mostram quem sou me surpreendo. Odeio ou envaideço. De um modo ou de outro, sempre mostro minha estupidez. Na verdade, sou igual a todos, medíocre e inteligente. Pouco estão ligando se a gente morre, voa ou dá um peido. E no fundo, às vezes prefiro ser levada a sério como o que não sou, ignorada humanamente, com decência e naturalidade.

E já que agora é tempo das coisas vãs, mostremos o corpo em detrimento das idéias, porque estende gentilmente a mão, a mesma que é inimiga do pensamento autônomo.

Estejamos derrotados por esta enfermidade. Discorramos, então, sobre as coisas efêmeras com a opulência da vaidade. Deixemo-nos levar pelo fascínio irresistível de andar com a massa, gostar do que ela gosta. Comamos até nos empanturrarmos, compremos até nos endividarmos, vomitemos verborragia. Passemos como figurantes que não falam, felizes da caprichosa solenidade do trajeto. Tornemo-nos impessoais, ocos de nós mesmos. Sejamos mais um. Em comédia, farsa ou tragédia, não importa. O que vale é ser aceito e reconhecido. E deixemos a vida passar naturalmente, como o vento e o dia, sem dar à luz a nada de nós mesmos, ao longo do tempo que nos apodrecerá.

Comentários

PANKADA disse…
tenho curtido muito seus textos... vou te emprestar Medusa de Rayban do meu amigo Mario Bortolotto

Postagens mais visitadas